terça-feira, 24 de março de 2009

Concerto 21 de Março de 2009 (Concerto primavera)

Saudações caros visitantes,

Mais um concerto da Orquestra Ligeira, desta vez em conjunto com a Bandinha, que é uma formação orquestral em que os elementos mais novos, aqueles que estão a aprender na Banda Musical de Fornos, participam num projecto ao estilo ligeiro orientado pelo Prof. André Lopes  :) Mais sobre a bandinha, clicar aqui.

O concerto foi integralmente filmado por uns encarregados de educação sempre assíduos ao qual tive imediato acesso aos vídeos para os poder revelar aqui junto daqueles que não puderam participar neste belíssimo concerto. Mais uma vez, obrigado a esses encarregados de educação :D

Então os vídeos: 



Home For the Holidays - Daniela Silva



Stuff Like That There - Rita Silva



Mission '459' - Instrumental




Mais Videos relativos a este concerto:

Apreciem! :) 

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fotos Concerto 14 de Julho de 2008 (Memorável) Parte I

Saudações Caros Visitantes,

Mais um belo fim-de-semana, prolongado devido aos dias de férias de Carnaval, já passou e com ele ficaram muitas alegrias, para outros satisfação de umas mini-férias bem passadas, para uns sucesso devido às suas vestimentas carnavalescas e aos restantes, *penalties* e *corners* bem marcados para uns e mal marcados para outros. Neste último, claro que me refiro aos sempre efusivos e polémicos jogos de futebol, principalmente os 'derbies', que pensavas tu? ;) São sempre coisas que marcam (ou esperamos nós que também a nossa equipa marque -.-' ) uma pessoa aos fim-de-semana :D.
Deixemo-nos então o futebol que não vem ao caso, e todo o demais associado, e passemos às fotografias do concerto do dia 14 de Julho de 2008. Foi um excelente concerto e, para quem não se lembra, foi o concerto na praia da Vagueira, em Aveiro, onde algumas personagens decidiram exceder os limites territoriais de Portugal, refiro-me em termos de "pés bem assentes na terra", tentando explorar os limites marítimos de Portugal. Falando assim até parece que foram à conquista do caminho marítimo para a Índia, mas não passou apenas de molhar os pézinhos na salgada e geladíssima água do mar :D
Nesta primeira parte vou por as fotos que tenho deste dia mais caricatas, na segunda parte irei colocar as fotos do concerto em si, e, se calhar numa terceira parte, pessoas a dormir (ih ih ih):




Aqui estão três/quatro dos elementos dos naipes dos trompetes (Não sei se o Miguel / Ricardo é a mesma pessoa nas duas fotos ou não :). De qualquer das maneiras, eles estavam muito bem dispostos neste dia, tanto que até quiseram refrescar as ideias na águinha! :D


Nesta temos o nosso saxofonista Daniel a tirar a areiazinha das meiaszinhas dos sapatinhos! Pois é, não é que o malandreco foi molhar os seus pézinhos na aguinha?! Ai, ai, esta juventude não pensa nas consequências dos seus actos. Já se sabe que depois ficasse com areia no sapato! :)


Bem, nesta foto aqui, para além do charmoso, elegante, bem parecido e extremamente sexy rapaz presente na fotografia (que não faço a mínima ideia quem seja), temos a risonha Rita, adivinhem a fazer o quê? a rir-se para a fotografia. Acho que esta menina deve ter problemas com os nervos faciais que lhe provocam risos e sorrisos constantes, principalmente quando ouve um qualquer som parecido com o flash duma máquina fotográfica, e depois ficamos nós nervosos porque nunca sabemos se ela nos está a rir na nossa cara ou não :)


Por fim, temos o casalinho mais lindo da orquestra ligeira (também são os únicos... por enquanto!:), com os cabelos esvoaçantes da Sílvia quase a taparem o Hélio da fotografia! :) . 

E é isto meus senhores, em breve haverá mais, depende também do material que há para actualizar o blog, que está quase a acabar. Por isso, enviem coisas, fotos e vídeos da orquestra, para o mail para se puder arquivar aqui, no blog ;)

Com carinho vos deixo, 

ol_cp

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

info: Ensaio

Malta, ensaio dia 6 de Março para os mais esquecidos!

info: Concertos

Caros visitantes,

Segundo o que se pode apurar, teremos então concertos pré-agendados para os dias 21 de Março algures por Castelo de Paiva e 9 de Abril, também por Castelo de Paiva, depois de sermos alvo de um tipo de workshop com o músico saxofonista Manuel Marques.

Para já é só, faltando ainda confirmar e saber mais detalhes sobre estes concertos.

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Update: Videos youtube

Olá caros visitantes,

Aqui ficam os videos que disse que ia por ontem, mas que não tive oportunidade de o fazer. São seis das "curtas" feitas pelo o professor Manuel Joaquim do concerto do dia 11 de Janeiro de 2009 no concerto de Ano Novo da Academia de Música de Castelo de Paiva. Num outro post, já tinham sido colocado umas fotos deste mesmo concerto.



1 - Neste primeiro video temos o professor Hugo/maestro da OL comunicando com o público, com uma breve explicação sobre a importância que cada papel tem, dentro do mesmo naipe :)



2 - Neste video podemos ter uma perspectiva global da orquestra ligeira no seu desempenho artístico no decorrer do "Memórias II", dentro dos 19 segundos possíveis.


"
3 - Continuação à homenagem ao Hélio :) Aqui, temos o nosso respeitoso membro da OL, solando magnificamente no "Why don't you do right". Como ele mexe aqueles dedos! :D



4 - Últimos acordes do "Just the way you are", Diana Krall, uma das músicas tocadas exclusivamente para este concerto. (Piano: Juliana Damas. Voz: Rita Silva. Sax. Tenor: Manuel Marques)



5 - Trompetes, este é vosso momento, finalmente a vossa homenagem :)
Neste primeiro video temos a parte final do "I Feel Good", em que aparecem apenas os trompetes fazendo a sua melhor coreografia em palco, isto enquanto tocam... Ah, pois é!!! Não é para todos :) E depois o nosso querido Castro num daqueles momentos à Castro! Oh, yeah baby!!! :)



6 - Este último video, representa, diria eu, o que os trompetes muito gostam de fazer para treinar o seu "swing", mas a verdade, é que não é bem isto que o professor nos diz para fazermos quando se refere que temos de treinar o "swing" :) Apresento-vos esta "swingada trompetistica", com os sax's tenores e barítono ajudar na festa! :D



E pronto, é isto. Espero que para a semana haja mais, que as pessoas que tenham material que envolva a orquestra ligeira nos envie, e deixem os vossos comentários! ;)

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Info: Twitter


Olá caros visitantes,

A orquestra ligeira, para além do Hi5, facebook e myspace, encontra-se registada no twitter, um conceito que surgiu recentemente na internet com o objectivo de actualizar de um modo quase instantâneo,  o que as pessoas ou entidades estão a fazer no momento, de forma a se puder acompanhar essas pessoas ou entidades diariamente.

"Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMSmensageiro instantâneoe-mail, site oficial ou programa especializado." 
via wikipedia

Para melhor detalhe, fica este video que explica bem o conceito twitter:




Fica então o link do twitter da olcp:    http://twitter.com/olcp

E pronto, é só. Amanhã irei colocar mais vídeos e fotos no blogue :)

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp

sábado, 31 de janeiro de 2009

Info: Ensaio

Post meramente informativo:

Malta, o ensaio do dia 7 de Fevereiro passou para dia 14 de Fevereiro pelas 21h no local do costume, com especial presença do "espírito Cupidesco"! :)


domingo, 25 de janeiro de 2009

Update: Videos youtube

Olá caros visitantes,


Aqui ficam videos do concerto de dia 5 de Julho de 2008, num projecto que envolveu a orquestra ligeira e os coros orientados pelos professores César e Carminda da Academia de Música de Castelo de Paiva. Depois coloco mais videos.


Grita Sente - Cantado pela Daniela



Saint Doll - Cantado pela Rita




Saboreiem e deliciem-se!

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp

Fotos concerto 11 Janeiro 2009 (Concerto de Ano Novo)

Saudações caros visitantes, 

Conforme o prometido, pelo menos semanalmente, teremos por aqui novidades. Desta vez calhou apresentar algumas fotos do concerto do dia 11 de Janeiro de 2009, o último concerto que fizemos até a esta data. Não vou por todas as fotos, como é obvio, senão nunca mais saía daqui, mas irei por as suficientes para que os trompetes não resmunguem muito porque não apareceram nas fotos dos anteriores posts!! :) 


1 - É nesta foto, ou neste momento, que temos todo a dedicação, todo o empenho e todo o trabalho da orquestra ligeira! 
     É estranho dizer isto quando o palco está vazio, né?! Pois, porque realmente todo o empenho, vontade de aprender, dedicação, trabalho, espírito de grupo e entusiasmo vê-se antes de entrarmos em palco, vê-se nos ensaios e nos papeis estudados, nos "check sound"'s, na vontade de aprender, no trabalho individual e no trabalho conjunto, na insistência de cada um, principalmente do Setor Hugo, para que as coisas resultem, funcionem e sigam um percurso evolutivo e sempre em ascensão- pequenas coisas que surgem muito antes de entrarmos em palco. Uma vez em palco, mostramos apenas o fruto conjugado desses factores, associado também à nossa concentração, energia e profissionalismo, deliciando o nosso querido e estimado público, numa harmonia perfeita que não vem apenas escrita nos papeis... Bonito, hein? :) 


2 - Esta foto, é a mesma que a anterior, mas preenchida com os elegantes elementos da orquestra ligeira, prontos para "atacar", com garra, os primeiros compassos do "Back to the future" :)        .o0(Finalmente aparecemos! - pensam os trompetes! :D)


3 - Mais uma foto de toda a orquestra, ao comando do nosso querido Maestro! ;)
 .o0(Aparecemos outra vez! - pensam os trompetes todos contentes! :D)
4 - Este é o lado direito da orquestra ligeira. Nesta foto está presente os naipes dos trombones, metade dos naipes dos saxofones, metade do Jorgito e um braço, duas pernas e a cabeça do Maestro.


5 - Este é o lado esquerdo da orquestra ligeira. Aqui estão presentes os naipes dos marginados trompetes, a outra metade dos saxofones, os cantores (falta a Rita), o elegante e bonito baixista (:D) e o outro braço do Maestro! :)


6 - Pronto, Rita, cá estás tu a cantar, a Daniela de braços cruzados à espera da sua vez, o Castro reflectindo na sua vida, o... Miguel...Ricardo... pronto, o Gémeo de pé exibindo o seu instrumento e, finalmente, o estiloso e completamente bonito baixista :)


7 - Uma foto de respeito. Apresento o senhor Manuel Marques, professor do professor Hugo, que actuou neste dia com a orquestra ligeira, fazendo uma serie de solos de ouvir e chorar por mais! :)


8 - Aqui temos uma foto bem tirada, noutra perspectiva da orquestra ligeira. E desde já agradeço ao professor Manuel Joaquim que nos forneceu estas fotos. 


9 - Última foto deste post. Aqui temos em grande plano o Hélio. Creio que toda a gente já se apercebeu... Sim, já viram? Pois é Hélio, estás um grande músico. Mais elegante, viril, possante, majestoso, misterioso e, cada vez que tocas, tocas também nos nossos corações :) Homenagem ao Hélio! :D


E pronto, mais um post, mais um grande concerto e mais um até já. Quando houver novidades, elas aqui aparecerão! Fiquem atentos e joguem muito pacman ;)

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp


domingo, 18 de janeiro de 2009

Fotos concerto 25 Abril 2008

Olá caros visitantes,

Pela primeira vez, tenho o prazer de aqui expor algumas fotos (sem tarem tremidas) de um dos nossos primeiros concertos da mais recente formação da orquestra ligeira. Nesta altura ainda estávamos um pouco verdes, verde esse que não se verificou no nosso último concerto no dia 11 de Janeiro do corrente ano, que mais tarde irei colocar fotos e vídeos desse memorável concerto :)

Para já fiquemos com algumas fotos deste concerto, que se realizou no dia 25 de Abril de 2008, no largo do Conde de Castelo de Paiva, ou seja, na nossa vila, onde também esteve presente a tuna do Castro! :D 



1 - Aqui nesta foto temos a orquestra quase toda, com o maestro à espera que o David se despachasse a tirar os papéis para fora:)


2 - Nesta foto é de destacar a Juliana a curtir a dela com os seus phones espectaculares e discretos :D E mais uma vez, à espera que o David sacasse os papéis para fora! :D


3 - Bom, lembram-se de eu ter dito que eu tinha o "prazer de expor algumas fotos (sem tarem tremidas)"? Pronto, esse prazer já acabou com as anteriores duas fotos, porque agora só tenho as tremidas! :s Mas pronto, aqui fica uma foto em que o maestro (ele detesta que lhe chamem isso! ih ih ih :D) está de frente para o público (para a foto neste caso) e não duma maneira um pouco constrangedora! :D É nesta foto que também aparece o nosso querido Hélio! ;)


4 - Aqui estão os nossos fabulosos cantores, Castro e Rita, uma estante com papeis, o Hugo e o Hélio, numa das fotos tremidas com mais qualidade que eu já vi em toda a minha vida! :)


5 - Lembram-se também de ter falado que havia uma tuna neste dia? Pois bem, cá está ela em palco, e sabem a fazer o quê? Não adivinham? Pois é isso mesmo, a praxar o Castro! :D Eu sei que o blog é sobre a orquestra, mas não resisti em colocar esta última foto, sendo que um dos elementos da orquestra está neste, bem, como hei-de de dizer, estado divertido! :D

E pronto, ficamos por aqui com algumas fotos num dos muitos concertos que esta orquestra já realizou. Peço desculpa aos naipes dos trompetes, trombones (à excepção do Hugo que foi aparecendo como emplastro :D) e percussionistas que não apareceram nas fotos porque estavam lá para atrás. Mas não se preocupem, os vossos momentos legendários virão! ;)

Cumprimentos caríssimos, 

ol_cp

sábado, 17 de janeiro de 2009

Apresentação


Saudações caros visitantes,

"A Orquestra Ligeira é um projecto que se desenvolveu para dar resposta a solicitações de alunos que manifestaram interesse em aprofundar os seus conhecimentos num género musical para eles atraente e que não constituía oferta da Academia. O trabalho realizado foi a todos os títulos notável, constituindo a Orquestra Ligeira uma mais-valia para a Academia. Refiram-se os excelentes concertos realizados em várias localidades do norte do país, nomeadamente na Casa da Música-Porto e a sua contribuição para diversos eventos desenvolvidos por escolas, autarquias, associações culturais e sociais, etc. Compõem a Orquestra cerca de 25 alunos e é dirigida pelo Prof. Hugo Lopes."

Este blogue tem como finalidade de divulgar ao máximo a nossa orquestra e apresenta-lá a toda a comunidade cibernaútica. Iremos partilhar neste espaço tudo acerca dos nossos concertos, projectos, anúncios de ensaios (para a malta não se esquecer), talvez algumas brincadeiras, quem sabe, de forma a podermos mostrar a orquestra tanto por fora (concertos) como por dentro (backstage, brincadeiras, ensaios), para que vocês, caros visitantes, possam seguir com algum detalhe, todas as nossa actividades tanto profissionais como interpessoais! :D 

Para além disto, nós temos do lado direito deste blogue, uns endereços e outras informações para que nos possam contactar. Refiro-me aos contactos da nossa Academia de Música, ao nosso e-mail, e aos nossos links das comunidades on-line Hi5, Facebook e MySpace. Futuramente teremos também videos no youtube!

Para já é tudo, quando houver novidades, elas irão surgir exclusivamente por aqui ;)

Cumprimentos caríssimos,

ol_cp